Novos negócios, consolidação da marca e organização interna

A Allchem Química, indústria da cidade de Rio Grande (RS), no mercado desde 1992, especializada em produtos para os segmentos de ferragem, tintas, material de construção, limpeza, automotivo e industrial, com mais de 100 produtos no mercado, conseguiu o que muitas empresas buscam ao partir para a implementação da ISO 9001: acesso a novos mercados.

“A Allchem Química, de Rio Grande (RS), depois da ISO 9001 conquistou novos negócios, além de ter conquistado maior organização interna e consolidado sua marca no mercado.”

Ainda durante a fase de implementação da norma, a Allchem já colhia os frutos. “Antes mesmo de conquistarmos o selo ISO 9001, que conquistamos em maio de 2012, já conseguimos acesso a mercados novos e firmamos contratos condicionados à conquista da certificação”, diz Pedro Luiz Pelissari, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento e representante da direção (RD) no processo de implementação da norma.

Exemplo disso é que hoje a Allchem fornece insumos para diversas empresas que atendem o sistema Petrobrás em Macaé (RJ), Santos (SP) e Mossoró (RN).

A Allchem atua em 5 grandes áreas: fertilizantes, petróleo, resinagem de pinos, tintas especiais e insumos para indústria metal/mecânica. Entre os produtos, tintas especiais para tratamento de superfícies, anticorrosivos, tintas para linha automotiva, insumos para fertilizantes líquidos, desengraxantes, protetivos, silicones, insumos para empresas de extração de resinas, primers e insumos para limpeza pesada industrial.

“Já tínhamos uma empresa bem organizada e queríamos implementar e conquistar a certificação da ISO 9001 há tempos. Quando alguns clientes começaram a nos indagar sobre a norma e quando vimos que poderíamos ter acesso a novos mercados, decidimos que era hora”, diz Pelissari. “Estávamos de olho também no polo naval do Rio Grande do Sul. Com a norma, conseguimos acesso a este mercado.”

A empresa aponta que seu faturamento cresceu 15% após um ano da certificação, com acesso a novos mercados e otimização dos processos internos.

Entre os indicadores da qualidade definidas pela empresa estão os projetos entregues no prazo, pedidos entregues em até 72h, laudos de análises entregues em até 1h, não-conformidades fechadas dentro do prazo e satisfação do cliente.

Organização e consolidação da marca

Além do acesso a novos mercados, a Allchem conseguiu consolidar a organização interna. “Após a ISO 9001, a empresa como um todo melhorou. Hoje existe um cuidado muito grande com os registros e a garantia da qualidade. Isso acaba se refletindo no mercado”, aponta Pelissari.

Após a certificação, a empresa, além de ter melhorado o nível de organização interna, agora é mais bem reputada no mercado. “Consolidamos de vez nossa marca na área industrial”, reforça Pelissari.

Outro ponto destacado pelo representante da direção é que houve melhoria no fluxo interno dos processos. “A produção está funcionando de forma ‘redonda’ porque nosso departamento de compras e suprimentos está mais bem organizado. Além disso, nosso estoque é gerido com muito mais eficiência do que era antes. Com isso, conseguimos diminuir custos e melhorar a imagem da empresa perante os clientes.”

“Hoje tudo fica registrado e tudo é controlado – desde a compra da matéria-prima, produção, pedido e entrega. Os fluxos ficaram mais ágeis e enxutos”, aponta Pelissari.

Menos retrabalho e clientes mais satisfeitos

O número de retrabalhou também diminuiu sensivelmente após a certificação, assegurando a qualidade do produto final entregue ao cliente. “Produto que sai das especificações? Isso não existe mais”, garante Pelissari. “Temos certeza de que todo o produto da Allchem está saindo dentro dos padrões.”

Com relação a reclamações de clientes e tratamento de não-conformidades, a empresa utiliza um sistema onde tudo é registrado. Em cima dos registros, a empresa atua de forma a melhorar constantemente seus processos e atendimento ao cliente. A Allchem instituiu até a criação de um novo cargo na empresa, para cuidar da gestão da qualidade.

A escolha pela Templum

Em uma feira do setor petrolífero, em Macaé (RJ), a Allchem sentiu de perto a necessidade da ISO 9001 em seu negócio. “Na feira, um de nossos representantes conheceu a Templum e trouxe a ideia para a empresa. Entrei no site da Templum e fiz contato com alguns clientes. A proposta de valor era muito interessante e decidimos contratar o serviço”, lembra Pedro Luiz Pelissari, representante da direção.

“Sinceramente, ao conhecer a proposta, fiquei na dúvida se a implementação iria funcionar desta forma. Depois de conversar com clientes, meu receio foi se reduzindo. Ao final, posso dizer que o processo inteiro fluiu de maneira muito tranquila. A consultoria foi ótima. Sempre que havia dúvidas, eu conversava com um dos consultores, que resolvia imediatamente meus questionamentos”, finaliza Pelissari.

Visão rápida

Empresa:

Allchem Química

Segmento de atuação:

Indústria química

Onde fica:

Rio Grande (RS)

No mercado desde:

1992

No de funcionários:

40

Solução:

ISO 9001

Escopo da certificação:

Desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos químicos

Certificadora:

DNV

Data da certificação:

maio/2012

Principais resultados

  • Acesso a novos mercados e conquista de novos negócios
  • Consolidação da marca no mercado
  • Organização interna (menos retrabalho)
  • Maior satisfação do cliente