O primeiro Alphaville do Brasil a conquistar a certificação ISO 9001

Com mais de 800 casas e cerca de 4 mil moradores, em uma área de 800 mil metros quadrados e uma diretoria empenhada, representada pelo diretor-presidente Marcelo Orpinelli, o Alphaville Residencial 11, em Santana de Parnaíba, próximo a Grande São Paulo, é uma referên- cia em termos de gestão. São inúmeros os desafios para fazer a gestão de um residencial deste porte: administração, gestão patrimonial e, um dos pontos cruciais, segurança.

Em Santana do Parnaíba (SP) está o primeiro Alphaville do Brasil a conquistar a certificação ISO 9001, que buscou excelência em sua administração, gerenciamento patrimonial e prestação de serviços em segurança.”

“Buscamos a certificação ISO 9001 a fim de trazer um padrão de qualidade aos nossos processos internos e, é claro, melhorar ainda mais o nosso atendimento aos moradores”, diz Cristiano Corrêa Rosário, representante da direção (RD) no processo de implementação da norma. “O processo demandou muito trabalho, mas nós conseguimos, de fato, obter um resultado muito bom. Hoje temos um padrão de qualidade que só tende a melhorar com o passar do tempo”, explica. Uma das preocupações da associação era ter processos claros e documentados para que nada ficasse para trás quando das trocas de diretoria, que acontecem a cada dois anos. A associação conseguiu, desta forma, se organizar e ter indicadores claros para medir, facilitando a administração e a organização dos processos. Entre os indicadores da qualidade definidos estão: treinamentos, pesquisa de satisfação com moradores, satisfação interna (funcionários) e plano de melhoria.

Preocupação forte com a segurança

Com cerca de 80 funcionários dedicados à segurança, este quesito foi um dos mais trabalhados no processo de implementação da norma. O setor tinha diversas normas e procedimentos – o que o RD e a consultoria detectaram é que organizar e padronizar os procedimentos seria o suficiente. Então as ordens foram filtradas, recicladas, mescladas e/ou organizadas, conforme cada caso, produzindo como resultado um manual de procedimentos claro e com foco. Todos os pontos de contato foram levados em consideração, entre eles portaria, vigilância ostensiva, serviços de emergência e urgência, prevenção e combate a incêndio, monitoramento/ alarme e atuação da segurança em ocorrências. Após a certificação, é possível resgatar históricos de ocorrências e procedimentos de uma forma muito mais fácil e consistente.

Treinamento e comprometimento foram diferenciais

Ao longo do processo de implementação, os treinamentos desenvolvidos e realizados junto aos funcionários foram de fundamental importância para espalhar a cultura de melhoria contínua proposta pela ISO 9001. Tanto é que um dos indicadores da qualidade se refere justamente aos treinamentos.

O comprometimento da diretoria também foi outro ponto importante para que o processo fluísse da melhor forma possível.

Com isso, a associação conquistou o comprometimento dos funcionários.

Visão rápida

Empresa:

Associação Alphaville Residencial 11

Segmento de atuação:

Associação de moradores

Onde fica:

Santana de Parnaíba (SP)

Existe desde: 

1989

No de clientes: 

Cerca de 4.000 moradores atendidos

No de funcionários:

92

Solução:

ISO 9001

Escopo da certificação: 

Administração, Gerenciamento Patrimonial e Prestação de Serviços em Segurança aos associados da Associação Alphaville Residencial 11.

Certificadora: 

QMS

Data da certificação: 

maio/2013

Principais conquistas

• Padrão de qualidade nos processos administrativos e gerenciais
• Melhoria no atendimento aos moradores
• Processos de segurança claros e com foco
• Definição de política de treinamento junto aos funcionários