PBQP-H nas moradias populares: mais qualidade e lucratividade

A Consfran Engenharia nasceu em 1989, na cidade de Catanduva (SP), com foco na construção civil e no saneamento básico. A partir de 1995, passou a executar obras de terraplanagem e pavimentação asfáltica. Entre os principais clientes da empresa estão Codasp, Setpar, Leão & Leão, Sabesp, Camargo Corrêa, BR Vias, Triângulo do Sol, CPTM, Sanasa, entre outros.

A Consfran, de Catanduva (SP), decidiu encarar um novo desafio e construir moradias populares. A empresa buscou o PBQP-H para ter acesso a financiamento da Caixa Econômica Federal

Em 2013, a empresa decidiu encarar um novo desafio: o de construir moradias populares. “Enxergamos um nicho interessante, muito promissor e decidimos investir. Como já executamos projetos de moradias para parceiros, tínhamos know-how para fazer acontecer”, informa Carlos Zuliani, diretor da empresa.

“Buscamos o PBQP-H inicialmente para poder ter acesso a financiamento da Caixa Econômica Federal. No começo do processo, logo vimos que o programa era muito mais que a possibilidade de ter acesso a linhas de créditos e programas governamentais. Depois de alguns meses, notamos uma organização maior na empresa e vimos que é possível economizar em diversos setores”, revela Zuliani.

A Consfran colocou em prática os conceitos do PBQP-H, que segue os princípios da norma ISO 9001, e hoje está muito mais organizada. O processo foi rápido, já que a empresa destacou um profissional para cuidar exclusivamente da implementação.

“Hoje há toda uma preocupação em fazer realmente um excelente projeto. Não que nós não tivéssemos essa preocupação em cada projeto nosso antes, mas agora isso ficou muito mais claro e evidente. E nós queremos mostrar isso ao mercado também”, detalha o diretor da Consfran.

Zuliani conta que, após o PBQP-H, a empresa consegue economizar em cada fase do projeto. “Com a economia gerada, é possível proporcionar ao contratante mais qualidade sem aumento de custo, além de melhorarmos a taxa de lucratividade da empresa. A atenção aos níveis de qualidade cresceu muito aqui na empresa. Posso afirmar que a Consfran cresceu e melhorou muito com o PBQP-H.”

O papel da Templum

Leandro Peres foi o Representante da Direção (RD) no processo de implementação do PBQP-H e diz que o percurso da implementação foi excelente graças ao atendimento da Templum. “Tudo o que precisávamos estava na plataforma. E sempre que tínhamos alguma dúvida, os consultores respondiam-na de forma rápida e precisa.”

Visão rápida

Empresa:
Consfran Engenharia

Segmento de atuação:
Engenharia: construção, saneamento básico, pavimentação asfáltica e terraplanagem

Onde fica:
Catanduva (SP)

No mercado desde:
1989

Solução:
PBQP-H

Certificadora:
Falcão Bauer

Data da certificação:
Setembro/2012

Principais conquistas

• Disponibilidade de financiamento com a Caixa Econômica Federal e participação no programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal
• Organização geral da empresa
• Economia de recursos e maior lucratividade nos projetos