Dedetizadora do RJ busca novos clientes com ISO 9001

“Temos o vírus da qualidade”, diz Maria Eugênia Maciel Ribeiro, representante da direção e diretora administrativo-financeira da DD.Ita, empresa especializada em controle de vetores e pragas urbanas, além de limpeza e higienização de caixas d’água potável, de Itaboraí (RJ).

A DD.Ita, empresa especializada em controle de vetores e pragas, conquistou novos negócios com empresas que estão no Comperj graças à ISO 9001.

A empresa, criada em 2008, conquistou a certificação ISO 9001 com a ajuda da Templum Consultoria Online. A ideia de ir atrás do selo veio por conta do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Ou melhor: da ideia de conquistar novos negócios com empresas que estão no complexo.

“Conheci o Comperj e comecei a pensar em como poderíamos estar neste projeto. Sabíamos que um dia trabalharíamos com a Petrobras e que tínhamos de ter foco em qualidade”, diz Edson Soligo Ribeiro, sócio e diretor comercial da DD.Ita.

“Ter a certificação ISO 9001 nos facilitou o cadastramento em grandes empresas, que sabem da importância da norma. Temos a expectativa de triplicar o número de clientes no médio prazo”, afirma.

A DD.Ita atende basicamente ao mercado corporativo, com mais de 50 clientes na carteira. Entre eles empresas contratadas para a construção do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro/Petrobras), como Odebrecht, Andrade Gutierrez, além de supermercados, escolas e hotéis da região.

Graças à ISO 9001, uma empresa com nova cara

Ribeiro conta que, ao ter preocupação com a qualidade, a empresa abriu um novo mercado e se posicionou de forma sólida. “Nos adequamos a novas rotinas. Hoje, temos mais excelência em nossos serviços do que tínhamos antes”, conta.
“Todas as mudanças deram cara à nossa filosofia de trabalho, o que acabou contagiando toda a equipe”, afirma Maria Eugênia.

Para os proprietários, a ISO 9001 só confirmou que a empresa estava no caminho certo. “Sou muito criteriosa e exigente no meu trabalho. E a ISO 9001 somou ainda mais aos nossos processos e deixou a empresa mais profissional”, reforça.

“Quando temos um padrão de qualidade, a melhoria é contínua. Entramos para o clube da qualidade e, para nos mantermos neste clube, temos de manter diariamente nossa qualidade”, afirma.

A DD.Ita tem um cuidado muito grande hoje com as ordens de serviço e o controle do estoque. Com relação aos funcionários, a empresa investiu em treinamentos e mantém rigoroso controle com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e o condicionamento de lixo.

A RD lembra que a segurança era uma questão muito importante para a empresa. Com a ISO 9001, este cuidado só aumentou. “Fizemos todos os cursos de capacitação técnica, como limpeza de caixa d’água, NR 33, NR 35, controle de vetores, entre outros. Todos os nossos funcionários são treinados. Adquirimos uma consciência muito mais severa em relação ao assunto”, diz Maria Eugênia.

Pontualidade e cumprimento pleno do serviço são dois indicadores de qualidade que a empresa tem. “A qualidade do nosso serviço melhorou muito depois que passamos a monitorar estes dois pontos”, informa.

A escolha pela Templum

A escolha pela Templum foi feita através de uma pesquisa na internet. “Fizemos o test drive e a primeira fase inteira. Quando um consultor nos ligou, passamos a ter certeza de que o negócio era sério”, conta Ribeiro.

“Fomos extremamente bem atendidos e muito bem assessorados pelos consultores da Templum. O atendimento foi maravilhoso”, recomenda.

Visão rápida

Empresa:
DD.Ita

Segmento de atuação:
Dedetizadora especializada em controle de vetores e pragas urbanas, além de limpeza e higienização de caixas d’água potável

Onde fica:
Itaboraí (RJ)

No mercado desde:
2008

Número de funcionários:
11

Solução:
ISO 9001

Escopo da certificação:
Controle de vetores e pragas urbanas

Certificadora:
QMS

Data da certificação:
Maio/2013

Principais conquistas

• Abertura de mercado e conquista de novos negócios
• Melhoria do atendimento a clientes
• Segurança redobrada, com a realização de cursos e treinamentos técnicos