ISO 9001 e a busca de um novo mercado: as licitações

A Etec Engenharia, com sede em Uberaba (MG), é um caso clássico de empresa que buscava expandir-se no mercado através da participação e conquista de novos negócios por meio de licitações. Só que estas licitações tinham como grande obstáculo e requisito a necessidade da certificação ISO 9001.

“A Etec Engenharia, de Uberaba (MG), buscava novos negócios através de licitações. Para isso, a certificação ISO 9001 era uma necessidade. Após menos de 3 meses, a empresa alcançou o objetivo.”

A empresa foi então em busca de um consultor especializado na norma. Porém, o banho de água não foi frio. Foi gelado: o consultor previa a implementação da ISO 9001 em um ano e a proposta financeira era alta para os padrões da empresa. A Etec buscava o selo o mais rápido possível e com custo compatível com seu caixa.

Com a ajuda da Templum, após 2 meses e 3 semanas, a Etec conquistou, em abril de 2013, a tão sonhada certicação e pôde começar a participar de processos licitatórios.

Crescimento exponencial e novo mercado

Ana Lúcia Coeli Silva, diretora operacional e representante da direção (RD) no processo de implementação da norma, explica que a empresa cresceu exponencialmente nos últimos anos e que via uma oportunidade excelente de crescimento nos processos licitatórios.

Além disso, os diretores da empresa já tinham visão e cultura empresariais muito fortes em termos de qualidade. O requisito da ISO 9001 casou perfeitamente com o momento de expansão da firma de engenharia e arquitetura mineira.

Sobretudo depois da implementação da norma, a Etec tem hoje missão e visão muito bem definidos e claros para todos. “Todos sabemos para onde a empresa vai e onde quer chegar. Isso faz com que todos estejamos mais comprometidos”, conta Ana Lúcia.

Implementação a jato e engajamento da equipe

A conquista da certificação da ISO 9001 em 2 meses e 3 semanas foi recorde. Para isso acontecer, a Etec designou sua diretora operacional para trabalhar em período integral no projeto. “Era uma necessidade. Nos engajamos muito. Fomentamos a participação de todos – nossos funcionários participaram ativamente na implementação”, explica Ana Lúcia.

Na Etec, todo dia tinha reunião com a alta direção. “A direção queria muito que a implementação acontecesse da melhor forma e no menor tempo possível”, diz.

As reuniões com as equipes técnicas eram semanais. Nestas reuniões, além de uma apresentação sobre a evolução do projeto e de como os colaboradores poderiam ajudar, eram colocadas tarefas e metas a serem cumpridas por todas as áreas.

A empresa explicava também a importância da norma ISO 9001 e de como todos seriam beneficiados – inclusive em suas carreiras profissionais.

“Deixamos o pessoal ciente do que estava acontecendo, das mudanças pelas quais a empresa passava e de onde queríamos chegar. A gente abraçou a ISO 9001”, explica Ana Lúcia.

Resultados: organização, comunicação e qualidade

Foram vários os resultados obtidos após a certificação ISO 9001, a começar pela padronização de procedimentos e registros internos. Hoje, tudo é documentado – desde reuniões com clientes e estudos de viabilidade a aprovações de projetos.

Com isso, a comunicação dentro da empresa melhorou e os setores, antes afastados, estão mais próximos e unidos. Ana Lúcia explica também que a qualidade do serviço prestado melhorou graças aos indicadores estabelecidos na implementação.

O principal resultado obtido diz respeito aos prazos de entrega. “Hoje monitoramos o tempo desde a entrada do cliente em nosso escritório até a aprovação e entrega do projeto. Otimizamos o tempo do projeto como um todo e isso impacta diretamente em nosso caixa – afinal, só recebemos, em geral, depois de o projeto estar aprovado pelo cliente”, diz a representante da direção.

Outro importante indicador estabelecido pela empresa foi a quantidade de erros nos projetos – com o número em mãos, a empresa passou a buscar cada vez mais a eliminação de erros cometidos. E não só: com o constante monitoramento e avaliação, a empresa como um todo aprende a não cometer mais erros já cometidos.

Outros indicadores da Etec Engenharia: metas comerciais, treinamentos e índice de satisfação dos clientes e do quadro de funcionários.

A escolha pela Templum

Após avaliarem que a implementação tradicional não se encaixaria em sua velocidade, os diretores da Etec conheceram a Templum através de pesquisas na internet e fizeram um test drive na plataforma.

“Após conversas com alguns clientes da Templum que estavam implementando a ISO 9001, resolvemos aceitar o desafio. A plataforma nos surpreendeu. A gente sentiu na Templum uma parceria verdadeira. Foi uma experiência muito boa”, diz Ana Lúcia.

Com a Templum, a Etec pôde avançar na implementação no seu ritmo e sem maiores percalços. Prova disso é que a certificação foi conquistada sem nenhuma não-conformidade.

Visão rápida

Empresa:
ETEC Engenharia

Segmento de atuação:
Projetos de arquitetura e engenharia

Onde fica:
Uberaba (MG)

No mercado desde:
2007

Funcionários:
70

Solução:
ISO 9001

Escopo:
Projetos de arquitetura e engenharia

Certificadora:
QMS

Data da certificação:
abril/2013

Principais conquistas

• Novos negócios através de licitações
• Qualidade dos projetos como um todo, principalmente em relação ao prazo
• Padronização de procedimentos e registros internos
• Melhoria da comunicação interna e aproximação das áreas