ISO 9001 como pré-requisito de clientes e impulsionadora de novos negócios

A Marf Inox, empresa da capital paulista que atua no mercado de conexões forjadas e flanges inoxidáveis, buscava adaptar-se a uma antiga solicitação de seus clientes – a certificação ISO 9001. “Como a Marf Inox busca sempre a melhoria em seus processos, decidimos implementar a norma”, diz Elaine Marques Takaki, representante da direção (RD) na implementação.

A ISO 9001 chegou à Marf Inox a pedido dos clientes. Como resultado, uma empresa mais organizada, nova cultura para a área comercial e novos negócios.

Como resultado, a empresa conquistou maior organização nos seus procedimentos e melhoria de pontos críticos, como a entrega de matéria-prima e, ponto principal, conseguiu conquistar novos clientes.

“Hoje temos de documentar diversos procedimentos e temos controle sobre o processo como um todo. Conseguimos monitorar os documentos que evidenciam nossos processos. Além disso, conseguimos melhorar o tempo de entrega de matéria-prima com nossos fornecedores, algo que sempre foi um problema sério”, diz Elaine.

A Marf Inox tem planilhas para controlar indicadores como atrasos, ações corretivas e preventivas, ordens de serviços em aberto e recebimento de materiais. “Estes indicadores são fundamentais para a administração tomar decisões e saber o que está acontecendo.” O controle de ordens de serviços em aberto é um dos indicadores mais sensíveis para a empresa.

Treinamentos, pedidos aprovados e pesquisa de satisfação com clientes também fazem parte dos indicadores que a empresa monitora. “Saber a opinião dos clientes nos ajudou e nos ajuda diariamente. Além disso, esta pesquisa nos deu uma imagem de empresa preocupada com o atendimento e o cliente”, afirma.

Mudança na área comercial

A área comercial também foi sensivelmente melhorada após a certificação ISO 9001. Para o controle, os vendedores usavam basicamente papéis e planilhas e não havia um procedimento-padrão com início, meio e fim.

Hoje, a empresa utiliza um sistema de CRM para gerenciamento comercial e segue o processo definido pela diretoria.

“Com a ISO 9001, aumentamos o número de clientes e conquistamos novos negócios, que era um dos nossos principais objetivos”, finaliza Elaine.

Visão rápida

Empresa:
Marf Inox

Segmento de atuação:
Conexões forjadas e flanges inoxidáveis

Onde fica:
São Paulo (SP)

No mercado desde:
2000

Solução:
ISO 9001

Escopo da certificação:
Fabricação e comercialização de flanges e conexões

Certificadora:
QMS

Data da certificação:
Dezembro/2012

Principais conquistas

• Maior organização nos seus procedimentos e rastreabilidade de documentos
• Melhor relacionamento com fornecedores e menos tempo para recebimento de matéria-prima
• Área comercial mais ágil e novos negócios