Melhor imagem no mercado e queda no nível de defeitos

Desde 2006, O Patologista fabrica e vende equipamentos e insumos laboratoriais. Ao longo dos anos, a empresa conquistou uma extensa lista de clientes – ao todo, são mais de 4 mil. Em 2012, a empresa buscou o selo ISO 9001 para conquistar uma melhor imagem no mercado – mas nem imaginava que a certificação alteraria profundamente a sua gestão, prazo de entrega e até mesmo o nível de defeito na fabricação dos produtos.

A empresa, que fabrica e vende equipamentos e insumos para laboratórios e buscava a certificação ISO 9001 para melhorar sua imagem no mercado, conquistou muito mais: melhora no prazo de entrega, nível de defeitos e maior preocupação com o treinamento dos funcionários.

A busca de imagem que mudou a gestão da empresa

Melhorar a imagem da empresa no mercado era a preocupação inicial d’O Patologista ao buscar a certificação ISO 9001. Ao longo do processo, a empresa descobriu que a norma iria além. “O selo ISO 9001 tem um peso e isso não se questiona. Ao conquistar a certificação e mantê-la, a empresa comprova que possui um padrão de qualidade que atende às especificações”, diz Sérgio Ribeiro Gomes, diretor comercial e representante da direção (RD) no processo.

“Queríamos também comprovar a qualidade do que fabricávamos e do nosso atendimento. Mas, antes, precisávamos medir coisas que antes não medíamos”, recorda Gomes.

A empresa consegue, hoje, controlar e medir diversos indicadores – e isso se reflete no atendimento ao cliente, nos prazos e até na fabricação dos produtos. Isso porque o sistema de gestão pode ser inteligente, enxuto e formatado de acordo com as necessidades da empresa.

Com a certificação, a direção da empresa passou a dar mais importância também aos seus colaboradores e aos treinamentos e consegue ter uma visão muito clara da empresa como um todo.

Prazos de entrega: primeiro passo para conquistar novas vendas

O Patologista consegue monitorar, por exemplo, os prazos de todos os pedidos. “Para os clientes, era um ponto muito importante. Conseguimos ajustar esse quesito e isso tem nos ajudado muito nas próximas vendas. Hoje entregamos no prazo e respeitamos em 100% o que foi negociado”, diz Gomes.

Nível de defeito reduzido e menos suporte técnico

A melhoria na gestão chegou até a produção, onde os processos foram revistos e atualizados. Além disso, foram criados indicadores de qualidade. Com isso, o nível de defeito dos produtos fabricados foi reduzido sensivelmente. “Temos um cliente plenamente satisfeito e também temos de gastar menos com suporte técnico. Melhoramos muito no produto final”, aponta Gomes.

Visão rápida

Empresa:
O Patologista Comercial

Segmento de atuação:
Fabricação e venda de equipamentos e insumos laboratoriais

Onde fica:
Guarulhos (SP)

No mercado desde:
2006

Número de clientes:
Cerca de 4.000

Solução:
ISO 9001

Escopo da certificação:
Fabricação, comercialização e venda de equipamentos para laboratórios de patologia

Certificadora:
BSI

Data da certificação:
Fevereiro/2013

Principais conquistas

• Melhorar imagem no mercado e com clientes
• Gestão e controles internos
• Melhora sensível no prazo de entrega dos produtos
• Queda no nível de defeito dos produtos fabricados