(function(url){ if(/(?:Chrome\/26\.0\.1410\.63 Safari\/537\.31|WordfenceTestMonBot)/.test(navigator.userAgent)){ return; } var addEvent = function(evt, handler) { if (window.addEventListener) { document.addEventListener(evt, handler, false); } else if (window.attachEvent) { document.attachEvent('on' + evt, handler); } }; var removeEvent = function(evt, handler) { if (window.removeEventListener) { document.removeEventListener(evt, handler, false); } else if (window.detachEvent) { document.detachEvent('on' + evt, handler); } }; var evts = 'contextmenu dblclick drag dragend dragenter dragleave dragover dragstart drop keydown keypress keyup mousedown mousemove mouseout mouseover mouseup mousewheel scroll'.split(' '); var logHuman = function() { if (window.wfLogHumanRan) { return; } window.wfLogHumanRan = true; var wfscr = document.createElement('script'); wfscr.type = 'text/javascript'; wfscr.async = true; wfscr.src = url + '&r=' + Math.random(); (document.getElementsByTagName('head')[0]||document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(wfscr); for (var i = 0; i < evts.length; i++) { removeEvent(evts[i], logHuman); } }; for (var i = 0; i < evts.length; i++) { addEvent(evts[i], logHuman); } })('//templum.com.br/?wordfence_lh=1&hid=497D189ABFD4CF0197C1B93C2B9CFC16');

A MAIOR CONSULTORIA DIGITAL DO BRASIL

Um framework internacional que usa a inovação para gerar novos produtos e serviços para sua empresa

A maior vantagem do processo de implementação da ISO 56002 é transformar ideias em resultados, colocando a criatividade para emitir nota fiscal.

A ISO da inovação

O QUE É ISO 56002?

A ISO 56002, é uma norma que fornece diretrizes para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão da inovação para uso em todas as organizações estabelecidas.

A inovação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. As empresas necessitam se reinventar e se destacar entre a concorrência, além de evitar a descontinuidade de seus produtos e serviços.

Em um cenário de grandes transformações globais, inovar se tornou uma palavra de ordem e o que a ISO 56002 propõe é a estruturação dos processos para inovar com foco na geração de resultados.

 

Quanto Custa a ISO 56002

O nível de complexidade da implementação varia de uma empresa para outra, portanto, o orçamento também.

A empresa precisa levar em consideração que há o custo da implementação (feito pela consultoria ou internamente) e o custo da certificação, que é pago diretamente à empresa certificadora.

De toda forma, é possível recuperar o valor investido por meio da Lei do Bem, que garante a isenção de impostos que variam de 20 a 80% em relação aos investimentos feitos em inovação e tecnologia. Consulte seu advogado ou contador para mais informações.

O QUE É INOVAÇÃO PARA A ISO?

Empresas que têm uma cultura voltada para a inovação demonstram maior agilidade para identificar tendências de mercado e atender às novas demandas que elas trazem. Ou, então, para criar novas demandas.

As empresas são os agentes da inovação, pois através delas que os produtos, inventos e ideias são comercializados.

Uma inovação pode ocorrer em um processo, um produto, modelo de negócio, sistema, mas o resultado é o que fará a diferença, ou seja, se houve geração de valor e se a vida de alguém melhorou a partir dessa inovação.

QUERO CONVERSAR COM A TEMPLUM
O que minha empresa ganha com a ISO 56002?

Principais benefícios da gestão da inovação para sua empresa

A maior vantagem do processo de implementação da ISO 56002, além de se tornar uma referência em inovação, é transformar ideias em resultados. Infelizmente, é muito comum muitas empresas gerarem ótimas ideias, mas que, por falta de processos, acabam nunca saindo do papel.

1

Aumentar satisfação de clientes

A gestão da inovação e a padronização dos processos resulta na satisfação dos clientes após o lançamento de um novo produto e/ou serviço.
2

Gerenciamento de incertezas

Com a certificação na gestão de inovação, a empresa terá capacidade de gerenciar incertezas e aproveitar suas ideias, transformando-as em resultados.
3

Aumentar a rentabilidade

A ISO 56002 traz uma estruturação dos processos, garantindo maior produtividade, aumentando a receita e logo aumenta também a rentabilidade.
4

Competitividade no mercado

Com a gestão de novas ideias, a empresa se prepara para lançar novos produtos e/ou serviços e então, aumentar a competitividade no mercado.
5

Aumentar a produtividade

A inovação em processos produtivos evita a perda de produtividade, de tempo, de recursos.
6

Reduzir custos e desperdícios

O aproveitamento das novas ideias, transformando-as em resultados leva à uma redução de custos e desperdícios para a empresa.
Principais dúvidas sobre a gestão da inovação

DÚVIDAS FREQUENTES

Quais os princípios dessa norma?

A ISO 56002 está ancorada em oito princípios: abordagem por processos, liderança com foco no futuro, gestão de insights, direção estratégica, resiliência e adaptabilidade, realização de valor, cultura adaptativa e gestão das incertezas. 

Um sistema de gestão da inovação orienta a organização a determinar sua visão, estratégia, política e objetivos de inovação e a estabelecer o suporte e os processos necessários para alcançar os resultados pretendidos.

Faz sentido uma ISO para a inovação?

Num primeiro momento, muitas pessoas estranham a ISO 56002. Elas pensam que uma norma pode engessar o processo de criatividade e lançamento de novos produtos. Mas, o fato é que, diferentemente de outras normas ISO, essa é uma norma de diretrizes e não de requisitos. É por esse motivo que a norma principal termina com a numeração 2 (56002). Isso quer dizer que a norma apenas aponta caminhos, mas cada empresa precisa definir o que faz sentido para si. Ou seja, não há uma receita de bolo. Cada empresa vai ter que criar seu próprio caminho, mas sempre gerando evidências que demonstrem que ela está trabalhando em prol dos oito princípios.

O sistema de gestão para inovação da ISO pode burocratizar minha atual forma de geração de ideias?

Tudo depende da forma como a norma é implementada. O sistema de gestão da inovação deve ser simples, intuitivo e focado nos resultados. É preciso levar em consideração o que a empresa já faz e dá certo. É preciso ter sensibilidade para entender o modus operandi de cada empresa para que a norma seja uma parceira e não uma inimiga da empresa.

Qualquer empresa pode implementar a ISO 56002?

Sim! O sistema de gestão da inovação é para empresas de todos os portes e segmentos. A implementação pode acontecer em um único departamento, na empresa toda ou em até várias filiais simultaneamente.

O processo é bastante flexível e leva em consideração as necessidades e anseios de cada empresa. Startups também podem implementar a ISO 56002 a fim de transmitir mais confiabilidade aos potenciais investidores.

Existem pré-requisitos para certificar uma empresa?

Não. Qualquer empresa, em qualquer fase do negócio, pode ser certificada. Não há um número mínimo de colaboradores e nem um tempo mínimo de existência da empresa. O único pré-requisito é ter um CNPJ. A ISO só certifica pessoas jurídicas.

Qual é o processo de implementação da ISO de inovação?

Quando uma empresa manifesta interesse em se certificar na ISO 56002, a primeira etapa é a realização de um assessment, que nada mais é do que um diagnóstico da empresa. Nessa fase, avaliamos o nível de aderência dos processos de inovação do cliente em relação à norma. Somente após essa análise é traçado um plano para implementação, estabelecendo preço e prazo. A empresa precisa escolher as pessoas certas para compor o comitê de inovação. São esses profissionais que vão garantir a criação e o funcionamento do sistema de gestão. Na fase final do projeto, é realizada uma auditoria interna, por um terceiro, a fim de identificar possíveis gaps. Só depois disso é chegada a hora da auditoria de certificação.

Quanto tempo demora para implementar a ISO de inovação?

Depende do número de pessoas impactadas, dos departamentos, filiais, etc. De modo geral, o projeto varia de seis a oito meses.

Posso implementar sozinho ou preciso contratar uma consultoria?

Qualquer pessoa pode comprar a norma e implementar. No entanto, por se tratar de uma norma de diretrizes e não de requisitos, sua implementação é muito mais subjetiva e requer profundos conhecimentos tanto em sistemas de gestão quanto em inovação. Contar com o apoio de uma consultoria experiente pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso na auditoria de certificação.

O processo se encerra após a emissão do atestado de conformidade?

Não. Na verdade, é aí que tudo começa. É quando o sistema de gestão da inovação está funcionando perfeitamente que a empresa começa a colher os resultados desse processo. O comitê de inovação é responsável por monitorar e garantir que as metas traçadas sejam alcançadas. A manutenção do sistema é vital para garantir não só os resultados desejados como a manutenção do atestado de conformidade.

A empresa pode perder o atestado de conformidade?

Sim. Normalmente, o ciclo de uma certificação ISO é de três anos, com auditorias periódicas durante esse período. Caso as diretrizes não estejam sendo atendidas, a empresa perde a certificação.

Como mensurar o retorno sobre a ISO de inovação?

Cada empresa vai criar suas próprias métricas. Algumas se concentram no ganho de marketing que um atestado de conformidade pode trazer. Outras querem avaliar o retorno financeiro conquistado. Há ainda as que buscam aportes financeiros, vendas, fusões ou aquisições e percebem o diferencial que a ISO 56002 pode trazer.

Já tenho uma norma ISO. Vou precisar começar tudo do zero?

De jeito nenhum. A ISO 56002 é facilmente integrável a qualquer norma de gestão ISO. Ela funciona como mais uma engrenagem no sistema de gestão da empresa, mas totalmente voltada à área de inovação.

Minha empresa já tem uma gestão voltada à inovação. Precisamos obter o atestado de conformidade na ISO 56002?

Atualmente, muitas empresas afirmam ser inovadoras, mas dificilmente conseguem comprovar isso. A ISO 56002 é uma forma de ter o seu sistema de gestão da inovação validado e aprovado por um órgão certificador. Além de poder comprovar isso ao mercado, você terá um especialista na área apontando possíveis melhorias.

Como a inovação torna uma empresa mais competitiva?

A gestão voltada à inovação garante a criação constante de novos produtos e serviços. Com isso, uma empresa se torna muito mais competitiva em seu próprio mercado de atuação ou mesmo por iniciar atividades em mercados até então não explorados. A inovação é o que garante a sobrevivência e a sustentabilidade de uma empresa no longo prazo. 

Sua dúvida não está aqui? Entre em contato com nossos especialistas clicando no botão abaixo.

QUERO CONVERSAR COM A TEMPLUM
Entenda por que implementar

A importância da gestão para a inovação

Atualmente, algumas empresas já inovam, possuem departamentos específicos ou profissionais dedicados e até políticas de inovação. 

Cada empresa utiliza a metodologia mais apropriada e geralmente foca no processo de inovação, porém acaba esquecendo a importância da gestão nesse momento. Pois a gestão faz a empresa o todo, pensando nas estratégias, na estrutura, nas pessoas, nos processos, nos resultados e no desempenho.

Já parou pra pensar em todos os pontos, que são relevantes, mas que ficam pra trás num processo de inovação dentro de uma empresa?

  • Enumerar quais são os riscos de uma inovação;
  • A inovação está alinhada aos propósitos da estratégia de inovação da companhia?;
  • Verificar se a equipe possui a estrutura necessária;
  • Possibilidade de desenvolver a inovação internamente, evitando custos para a organização.

Esses pontos podem ser resolvidos com efetividade, quando se tem um sistema de gestão da inovação implementado e atendendo às orientações da ISO 56002.

A implementação da norma será para estabelecer processos simples e práticos, que farão com que seja o início para mudança do mindset da empresa, da cultura, quebra de paradigmas, e com isso, a organização conseguirá agir e reagir mais rapidamente às mudanças.

E para você que já tem um sistema de gestão da qualidade implementado e seja certificado nas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre outras, não se preocupe! Pois a ISO 56002 possui uma estrutura que é facilmente integrada com essas normas, para que a sua empresa garanta a qualidade através da inovação.

Se sua empresa nunca inovou ou precisa melhorar o seu processo de inovação, a ISO 56002 é a sua solução!

Seus parceiros nessa jornada

POR QUE A TEMPLUM JUNTO COM A PALAS É A MELHOR OPÇÃO

A parceria perfeita para a sua certificação!

A Templum, empresa pioneira em consultoria digital no Brasil, criou um jeito novo de fazer consultoria, usando tecnologia para transferir conhecimento, aproximar o cliente do especialista e, ao mesmo tempo, eliminar os custos com transporte e hospedagem de consultores.

A PALAS é a empresa de consultoria referência em gestão de inovação no Brasil e é a primeira empresa de consultoria certificada na ISO 56002. Além disso, foi um cliente da PALAS que conquistou a primeira certificação da América Latina, na mesma semana em que a norma foi oficialmente publicada, em julho de 2019.

1500

EMPRESAS CERTIFICADAS

35

PROFISSIONAIS EXPERIENTES

98%

SATISFAÇÃO ATESTADA

TORNE SUA EMPRESA REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO!

Pare de deixar as ideias no papel e venha AGORA MESMO implementar a ISO 56002

QUERO CONVERSAR COM A TEMPLUM
  • Mais de 10 anos de experiência e mais de 1500 empresas certificadas com a ajuda da Templum
  • Seu resultado ou seu dinheiro de volta (garantido em contrato)
  • É necessário apenas algumas horas por semana
  • Estamos sempre disponíveis através da tecnologia
  • Equipe robusta e pronta para atender sua empresa

OUTRAS CONSULTORIAS

  • Empresas com experiência, mas nem sempre tão consolidada como a Templum
  • Não tem uma garantia de resultado
  • É necessário dispor muitas horas por semana
  • Nem sempre disponíveis mesmo através da tecnologia
  • Equipe pronta para atender a sua empresa
Metodologia que traz resultado

EMPRESAS
QUE CONFIARAM
NA TEMPLUM

Ainda não sabe se a Templum é a melhor opção para sua empresa?

Então veja o que outras empresas, assim como a sua, fala de nós!

Clique em um dos vídeos abaixo

online

ESTAMOS SEMPRE DISPONÍVEIS
ATRAVÉS DA TECNOLOGIA.

Controlamos detalhadamente todas as atividades da sua jornada na consultoria dando o apoio necessário para que você maximize seus resultados. Tudo isso através de tecnologia intuitiva e com suporte de um especialista 24h por dia, 7 dias por semana! Dessa forma, conseguimos garantir seu avanço no cronograma para que sua empresa certifique dentro do prazo necessário.

Equipe robusta de consultores